Dante Alighieri, era poeta, escritor, político. Viveu numa Itália extremamente dividida e em permanente guerra civil, na idade média. Ele, por suas atividades políticas, acabou exilado de Florença, sua cidade natal; sua grande resposta aos inimigos pode ser lida na Divina Comédia. O autor distribuiu seus inimigos pelos seus pecados capitais no Infernum, segundo a geografia celeste imaginada por Ptolomeu.
Para cada um dos setes pecados capitais , há um enorme castigo nos ciclos infernais, culminando no Nono ciclo, onde reside Lúcifer, o maior dos traidores, que atentou contra Deus. “Os traidores distribuem-se em quatro esferas diferentes, dependendo da gravidade da traição cometida. As esferas chamam-se: Caína, Antenora, Ptolomeiae, Judeca”.Esfera da Caína: É onde são punidos os traidores de seus parentes. Aqui as almas permanecem submersas com apenas o tórax e a cabeça fora do gelo. Seu nome tem origem no personagem bíblico Caim que matou seu irmão Abel por causa de inveja.
Esfera da Antenora: Aqui são punidos os traidores de sua pátria ou partido político. As almas ficam submersas até a altura do pescoço, com apenas suas cabeças fora do gelo. O nome foi tirado de Antenor, o príncipe troiano que traiu o seu país ao manter uma correspondência secreta com os gregos.
Esfera da Ptolomeiae: Aqui são punidos os traidores de seus hóspedes. As almas estão presas no gelo do lago apenas com o rosto para fora de forma que, quando choram, suas lágrimas congelam e cobrem seus olhos. O nome origina-se do personagem bíblico Ptolomeu, onde o capitão de Jericó convida Simão e seus dois filhos ao seu castelo e lá, traiçoeiramente, os mata a sangue-frio: “pois quando Simão e seus filhos haviam bebido bastante, Ptolomeu e seus homens se levantaram, e sacaram de suas armas, e chegaram até Simão na sala de ceia, e o mataram, e seus dois filhos, e parte dos seus servos.”
Esfera da Judeca: Aqui estão aqueles que, em vida, traíram seus mestres e reis. Eles sofrem intensamente por estarem submersos totalmente no gelo do Cócito, conscientes, para a eternidade; segundo Dante, alguns estão deitados, outros encolhidos e outros de cabeça para baixo. Aqui reside Lúcifer, também preso no gelo até o meio do peito, peludo, com enormes asas que possuem membranas como a dos morcegos no lugar de penas, provoca um vento sentido por toda a esfera, ele tem três cabeças e com cada uma delas, morde um dos três maiores traidores da história: Judas, Brutus e Cassius.